ENTENDENDO O BRUXISMO
O termo bruxismo data de 1907, quando foi utilizada por Marie & Pietkiewicz como La bruxomanie (bruxomania em portuquês) derivado da palavra grega brychein que significa triturar ou ranger os dentes com a terminação mania, cujo significado é compulsão. Devido a este último significado, a palavra foi rebatizada como bruxismo . Este fenômeno acontece em adultos e crianças, durante a noite e/ou durante o dia.
CAUSAS DO BRUXISMO
Pesquisas apontam a ansiedade e o stress como fatores importantes como causadores de bruxismo ( bruxismo primário) mas pode estar associado também ao uso de determinados medicamentos anti- depressivos, , transtornos de déficit de atenção e hiperatividade, infecções, processos alérgicos das vias aéreas superiores , problemas respiratórios ,distúrbios do sono e também associado a determinados hábitos como o uso exagerado de bebidas alcoólicas e cafeína.
CONSEQUÊNCIAS DO BRUXISMO
Desgaste e fraturas dos dentes, dores de natureza variadas: dor nos dentes, dor facial e /ou de cabeça , cansaço nos maxilares e desconforto ao mastigar e deglutir. Algumas destas dores faciais são devido ao cansaço dos músculos que trabalham em excesso durante à noite e /ou durante o dia causando eventual inflamação traumática da articulação têmporo-mandibular.