AVANÇO NA ELIMINAÇÃO DA DOR EM TRATAMENTOS ODONTOLÓGICOS.
USO DA ANESTESIA INALATÓRIA COM MISTURA N2O/O2
(ÓXIDO NITROSO / OXIGÊNIO)
A possibilidade de usarmos um método altamente seguro e eficaz para reduzir a ansiedade e o desconforto dos tratamentos odontológicos é a resposta da ciência à queixa de que a odontologia evoluía em diversos aspectos, mas continuava sendo dolorosa e estressante para os pacientes.
A partir de 2004 a legislação brasileira acompanhou a de outros países e autorizou o uso de sedação com mistura N2O/O2 em ambiente ambulatorial. Trata-se de um grande avanço da odontologia que se tornou possível pela evolução tecnológica dos equipamentos e pelo aprofundamento do conhecimento dos dentistas brasileiros.
A sedação consciente também chamada analgesia inalatória é uma técnica antiga na Europa e na América do Norte. Utiliza-se um equipamento capaz de dosar com exatidão os gases, permitindo ao operador escolher a quantidade desejada para cada paciente e para cada momento do procedimento que está sendo realizado. Essa é uma característica singular desta tecnologia e é chamada titulação. Pode-se, portanto, usar doses específicas e retornar ao estado original em questão de minutos. Isso torna o procedimento seguro, confortável e prático, já que ao final do atendimento o paciente estará sem nenhum efeito residual, podendo dirigir veículos e sair da clínica sem necessidade de acompanhante.