Uso da Toxina botulínica na Face.

A toxina botulínica tem esse nome porque é uma proteína produzida pela bactéria CLOSTRIDIUM BOTULINUM.

Essa proteína, quando colocada nos músculos, reduz parcialmente seus movimentos. Assim, descobriu-se que se pode ter um efeito benéfico diminuindo criteriosamente os movimentos de certos músculos da face.  

As rugas e os sulcos profundos são assim minimizados resultando em um rejuvenescimento expressivo do rosto e ao reduzir a contratura do músculo do lábio, reduz a exposição indesejada da gengiva ao sorrir. Também tem efeito na redução do tamanho das bochechas em pessoas com hipetrofias musculares.

O bruxismo é uma hiperatividade dos músculos das bochechas que gera dores crônicas de cabeça (cefaleias) e nas articulações mandibulares (DTM). Para isso, a Toxina Botulínica também é usada como coadjuvante no tratamento: ela relaxa esses músculos e alivia os sintomas. 

Existem alguns remédios e condições de saúde com os quais essa proteína não deve ser usada, sob pena de não ter efeito ou ter efeitos colaterais.

Conclusão:

Ela é colocada no interior dos músculos que se deseja relaxar através de injeção e em nossa clínica – NOB – temos o privilégio de usarmos a anestesia inalatória por óxido nitroso, que alivia a aplicação, tornando o procedimento muito tranquilo até para pessoas ansiosas, que têm medo de agulhas.